Garoto que nasceu sem braços e pernas aprende a jogar videogame usando o queixo e o ombro



Nascido sem braços e pernas, Tiyo Satrio, de 11 anos,  aprendeu a manter-se feliz por jogar no seu PlayStation usando o queixo para dar comandos ao controle. O viciado em jogos de West Java, Indonésia, joga em todas as oportunidades possíveis e comprova-se ser mais do que uma correspondência para seus amigos.
Sempre sorridente, Tiyo  também aprendeu a escrever, segurando uma caneta em sua boca, e consegue estudar com seus colegas de classe na escola.
O diretor de sua escola disse que apesar dele estar na segunda série, ele é capaz de resolver problemas matemáticos quarta classe, tais como multiplicação e divisão. No entanto, não foi sempre assim como o menino inicialmente lutou com problemas de insegurança - muitas vezes não vai por causa de sua baixa auto-confiança e deficiências físicas.

Agora, um participante regular, Tiyo depende de outras pessoas para levá-lo ao redor ou empurrá-lo sobre a sua cadeira de rodas. Mas sua natureza otimista e risada contagiante o torna um dos favoritos da classe entre alunos e professores.

Sua mãe, Mimi, disse durante a gravidez, ela não tinha conhecimento da condição de seu filho e, mesmo depois que ele nasceu, não foi dito imediatamente que seu filho recém-nascido não tinha braços ou pernas.

Embora tenha ficado chocada quando ela foi informada de deficiência do seu filho, Mimi disse que tinha de se ajustar rapidamente a condição de seu filho - e é essa aceitação que tem contribuído para personalidade extrovertida de Tiyo. Ela disse:

"Eu estava surpresa. Eu pensei que ele seria normal como meus outros filhos, então eu tenho o mais jovem nessa condição. Agora eu me sinto bem, apenas normal sobre isso e aceitar. "

Mimi e seu marido Wawan, diz  que cuidar de Tiyo é um tempo inteiro de trabalho . O casal tem quatro filhos adultos que vivem em toda a Indonésia e, portanto, não são capazes de ajudar com as necessidades de cuidados diários.

Tiyo é capaz de fazer algumas coisas ele mesmo, mas sua falta de mobilidade significa que eles ainda precisam ajudá-lo a fazer tudo como banho, se vestir e alimentá-lo - embora ele tenha aprendido a desembrulhar embalagem de doces com a boca.

Fonte (traduzido): buzznigeria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem